Mitos e verdades sobre cuidados com os cabelos

16/06/2011 22:31

Para cuidar dos cabelos todo mundo tem um truque ou uma dica para dar. O problema é que nem sempre o que você ouve por aí pode ser verdade. Existem muitos mitos sobre cuidados com os cabelos. Para que não restem mais dúvidas, ai vai alguns mitos e verdades sobre o cuidado com os cabelos:

 

É preciso usar shampoo anti-resíduos

Verdade: É sempre bom usar um anti-resíduos a cada 15 dias, pelo menos. O uso é indicado principalmente para quem usa muitos produtos no cabelo, além do shampoo e condicionador. 

 

Não pode lavar o cabelo todo dia

Mito: Se o cabelo for oleoso ele deve ser lavado todo dia. A falta de higiene constante pode causar seborreia. O ideal é usar um shampoo específico para uso diário ou para cabelos oleosos.

 

Passar condicionador na raiz causa caspa e deixa o cabelo oleoso

Verdade: O condicionador deve ser aplicado apenas nas pontas. No couro cabeludo ele tapa os poros, aumentando a oleosidade e causando caspa.

 

 É bom misturar ampolas de vitaminas ao shampoo

Mito: O shampoo não fica tempo suficiente para o cabelo absorver as vitaminas. O ideal é manter uma dieta equilibrada, assim as vitaminas vão agir de dentro para fora.

  

Tinturas causam queda de cabelo

Mito: As tintas agem apenas nos fios, não nas raízes. Atualmente os produtos são feitos com componentes que protegem os fios, como os aminoácidos, que fecham as cutículas que foram abertas pela amônia. 

 

É preciso aparar as pontas para deixar o cabelo mais forte

Mito: É cientificamente comprovado que os fios crescem cerca de 1cm por mês. Cortar é bom para eliminar as pontas duplas e danificadas. Isso deixa o cabelo com uma aparência mais saudável, mas não altera a força ou crescimento dos fios.

  

Água quente prejudica os fios

Verdade: A água muito quente estimula a produção de glândulas sebáceas, o que contribui para o aumento da seborreia, além de causar queda. As altas temperaturas também diminuem a oleosidade natural, o que deixa o cabelo mais seco e opaco.

  

Água fria deixa os cabelos com brilho e mais saudáveis

Verdade: A água fria fecha as cutículas, o que evidencia o brilho dos fios e diminui a oleosidade. Não precisa tomar banho frio, passe apenas uma última ducha de água fria ao final do banho.

 

Água do mar combate a oleosidade

Verdade: O sol e o sal contribuem para diminuir a oleosidade, mas isso só é bom para quem quer combater esse problema. Que não tem o cabelo oleoso acaba ficando com os fios muito secos se não tomar os devidos cuidados.

 

Arrancar um fio de cabelo branco faz nascer mais fios brancos

Mito: Quando os cabelos começam a ficar brancos não há como parar. Por isso que quando alguém arranca um fio branco depois repara que estão nascendo mais. Arrancar os fios brancos não estimula o crescimento de outros, eles iam aparecer de qualquer forma.

 

Os cabelos crescem mais rápido no verão

Verdade: O sol incentiva a produção de melatonina, que estimula a estrutura capilar e acelera o crescimento dos fios.

 

Problemas de saúde causam queda de cabelo

Verdade: Doenças reumatológicas, anemia, alteração da tireóide, depressão e estresse podem derrubar os fios.

  

A alimentação influencia na saúde dos cabelos

Verdade: Falta de nutrientes como ferro e zinco pode ocasionar a queda de cabelos. Uma dieta balanceada, rica em proteínas e vitaminas antioxidantes, garante cabelos fortes e saudáveis.

 

Deixar o condicinador agir por mais tempo melhora a hidratação

Mito: Isso pode aumentar a oleosidade e deixar os cabelos sem brilho. Respeite o tempo indicado pelo fabricante do produto.

 

Secador e chapinha prejudicam os cabelos

Verdade: Secador muito quente pode aumentar a incidência de seborréia. A chapinha deve ser feita com os cabelos secos, para não haver choque de temperaturas e causar a ruptura dos fios. No caso da chapinha, o perigo é maior ainda, pois, ela pode chegar a temperaturas em torno de 200ºC.

 

 Cabelos descoloridos ficam mais frágeis

Verdade: No processo de descoloração, ocorre a quebra da cutícula do cabelo, o que os tornam mais frágeis. Além disso, ficam mais desidratados, que recorda o básico: Faça uma hidratação após a descoloração e tinturas, para devolver as camadas protetoras. Evite mexer em fios danificados por processos químicos. Uma descoloração pode deixá-los ainda mais fracos.

 

Ansiedade e estresse interferem na queda de cabelo

 Verdade: O estresse e os fatores emocionais provocam alterações hormonais, por isso mesmo que indiretamente, podem ser agravantes e potencializar a queda dos fios. Mas, geralmente, eles não são a única causa e estão associados à má alimentação e hábitos nada saudáveis, piorando o quadro.

Dormir com o cabelo molhado facilita a queda dos fios

Verdade: Cair no sono com os fios ainda molhados não apodrece a raiz do cabelo como muita gente pensa, mas traz riscos para a saúde e compromete a beleza das madeixas. A umidade dos fios favorece a proliferação de fungos e micoses. Além disso, os cabelos molhados ficam mais frágeis e podem cair devido à quebra causada pelo atrito com o travesseiro.

Prender o cabelo estraga os fios

Verdade: Pessoas que têm os cabelos crespos e costumam prender com força, ao longo do tempo, podem perder os fios da parte da frente do couro cabeludo, pois os fios começam a nascer mais para trás. Essa tração prejudica não só a extensão dos fios, como a raiz. Para não ter problemas a mulher deve amarrar os cabelos só quando estiverem secos e por pouco tempo.

 

Chapéus prejudicam o cabelo

Verdade: Usá-los com os cabelos molhados pode causar seborréia. Há alerta ainda para os tecidos que deixam o couro cabeludo úmido. Isso favorece a proliferação de microorganismos, podendo desencadear vários problemas. Para piorar, alguns chapéus, se forem apertados, podem agredir as raízes.

 Por Lorena Moreira